29 de ago. de 2008

Como o computador contribui para a transformação da escola, da aprendizagem e da prática pedagógica?

Para analisar este texto, tomei como referência a nossa escola, pois há muito pouco tempo , lamentávamos a falta de recursos didático pedagógicos; tínhamos lousa, giz e livros didáticos, precisávamos fazer malabarismo para trabalhar conteúdos mais complexos.
Fomos contemplados, após muito empenho da comunidade escolar, com um laboratório de informática, e isto foi um acontecimento marcante, mas ao mesmo tempo, a insegurança e o medo do novo, fazia com que poucos profissionais se arriscassem nesta aventura.
Sabemos que o computador por si só aguça a curiosidade e a criatividade dos que o utilizam e mesmo antes de termos acesso a internet, os alunos já utilizavam o laboratório para digitarem textos e trabalharem com os programas já instalados. Então depois da internet, tanto aluno quanto professores sentiam que o mundo estava "ali", só precisava ser explorado.
Os professores que proporcionavam aos alunos esta viagem, viam diante de si rostos iluminados, curiosos, maravilhados com cada descoberta. Surgiam dificuldades, pois o programa era diferente do utilizado usualmente.
Como fala no texto, realmente é necessário o professor apropriar-se das novas tecnologias. No nosso caso, esta apropriação está começando agora, com o curso, ministrado pelas professoras Sirlei e Silvana do NTE-Osório. Creio que foi a alavanca que faltava para podermos realmente aproveitar o máximo desta tecnologia que nos é oferecida.
Professores entusiasmados é o que mais vejo no laboratório, embora com pouco tempo disponível, todos querem aprender e conhecer para poder proporcionar aos alunos o melhor em termos de aproveitamento deste recurso que, com certeza muito contribuirá na transformação de nossa escola, onde a alegria no ensinar e no aprender não será mais utopia e sim realidade.

Um comentário:

Anônimo disse...

Querida Eva, os desafios estão aí para serem vencidos.
Fico feliz por ter tido a oportunidade de aprender e trocar contigo.
Sempre que precisares de ajuda, conte comigo!!
Uma beijoca grande!!!